segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Escotimo Mundial lança parceria tecnológica com a World Community Grid

Genebra - 2 de agosto de 2007

Se você associa Escotismo apenas com acampamento e nós, pense de novo! Como parte das Celebrações do Século, o Escotismo Mundial lançou hoje um parceiria com a World Community Grid em um esforço conjunto para criar um mundo melhor através da tecnologia da informação.

A missão da World Community Grid é criar a maior rede mundial de processamento distribuído para apoiar projetos que benificiem a humanidade. Escoteiros com acesso à internet serão encorajados a aderir como membros na nova equipe "SCOUTS" criado na World Community Grid, contribuindo com a capacidade de processamento não utilizada de seu computador com o esforço global.

Milhões de computadores pessoais ficam parados nos escritórios e casas de todo o mundo. Enquanto eles estão ociosos, centenas de pessoas contraem e morrem de doenças infecciosas a cada hora. Enquanto protetores de tela rodam, milhões morrem de fome , ou desastres naturais devastam comunidades inteiras. Mas isso não precisa ser assim, e o escotismo mundial está aceitando o desafio!

A World Community Grid utiliza a tecnologia de processamento distribuído para estabelecer uma infra-estrutura permanente e flexível que prova aos cientistas com um conjunto disponível de poder computadocional que pode ser usado para resolver os problemas que flagelam a humanidade. O processamento distribuído utiliza vários computadores individuais, criando um grande sistema com um enorme poder computadocional que em muito excede o poder de alguns supercomputadores. Doando o tempo ocioso o qual o seu computador já está ligado, você dá suporte a projetos que beneficia a todos! Desde que foi lançado em 2004, essa comunidade virtual de voluntários já somou mais de 100 mil anos de tempo de uso, provendo mais de 100 milhões de resultados a cientistas que ajudam na luta contra o câncer, a distrofia muscular, a AIDS e outras doenças.

"Estamos convocando os atuais e antigos membros a aderir à equipe "SCOUTS" na World Community Grid como parte da contribuição de nosso movimento para criar um mundo melhor", anunciou o Dr. Eduardo Missoni, Secretário Geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, no momento do lançamento da parceiria. "A World Community Grid provê nossos membros com um modo eficiente e efetivo de, no mundo moderno, fazer real diferença contra os problemas que flagelam a humanidade. E é educacional - os jovens podem aprender mais sobre o por quê dessas pesquisas serem tão importantes para toda a humanidade."

FightAIDS@Home é um bom exemplo. O projeto contemplado do Scripps Research Institute utiliza rotinas computadocionais para identificar novas drogas para bloquear a protease do HIV, uma chave molecular que quando bloqueada interrompe a maturação do vírus, o que previne o desenvolvimento da AIDS e prolonga a vida do portador.

Para aderir, deve-se ir a www.worldcommunitygrid.org e simplesmente baixar e instalar um pequeno programa livre em sei computador.

"Uma vez que você tenha instalado o programa, você pode aderir à equipe 'SCOUTS' e participar dos projetos da World Community Grid sempre que ligar seu computador", explica Ray Saunders, Diretor de Tecnologia da Informação do Escotismo Mundial. "O programa livre está disponível para os sistemas operacionais Windows, Mac OS X e Linux/BSD. Mais importante: a World Community Grid é leve e segura para ser usado pelos jovens."

Quando ociosos, os computadores solicitam dados de um projeto específico ao servidor da World Community Grid. Após realizar os cálculos, retorna os resultados e solicita uma nova tarefa. Cada resultado fornece aos cientistas informações importantes que aceleram dramaticalmente o andamento da pesquisa! As tarefas completadas somam pontos ao placar da equipe "SCOUTS", o qual será utilizado para mensurar a contribuição que os Escoteiros do mundo estão fazendo para os projetos de pesquisa global.

Texto original disponível em:
http://www.scout.org/en/information_events/news/2007/partnership_with_world_community_grid

Tradução de:
Antônio Hezir Gomes Ribeiro Guimarães
39º/MG Grupo Escoteiro Santo Agostinho
Postar um comentário