sábado, 10 de dezembro de 2011

My Way

Mary Schimidt, colunista do Chicago Tribune, sugere que todos aqueles que possuem mais de 26 anos experimentem escrever um discurso de formatura como se fosse o orador. Ela mesma fez a experiência e escreveu um texto que ficou famoso no mundo inteiro: Wear Sunscreem (Use Filtro Solar). Agora, aos 32 anos, estou terminando a faculdade e não sou o orador da turma, mas seguirei o conselho dela e escrevo aqui aquele que seria o meu discurso, caso eu fosse o orador.


My Way


"And now, the end is near, so I face the final curtain". Com os versos escritos por Paul Anka e imortalizados por Elvis Presley e Frank Sinatra eu começo esse discurso que encerra este curso superior. Esse discurso é a última palavra daqueles que ainda não obtiveram a titulação, mas que estão prestes a fazê-lo.

O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do da Faculdade de Tecnologia do SENAI MG preocupa-se em ensinar aos educandos, da melhor forma possível, como gerenciar processos produtivos, iniciando no marketing e passando pelos processos financeiros, logísticos, legais e de gestão de pessoas.

Pessoas estas que são o fim de qualquer processo educativo. Pessoas que riem, que choram, que amam, que odeiam, enfim, que vivem.

E o que é a vida? A vida não é mais que uma infindável cadeia de processos, descritíveis ou não, ao redor de cada um de nós. Peço a todos que agora olhem para a sua esquerda [pequena pausa], para sua direita [pequena pausa], para frente e para trás [pequena pausa], e percebam que que aquela pessoa que está ali, a conheça você ou não, passou por infindáveis processos que a trouxeram até aqui, ao seu lado. E significa também que algum desses processos vocês compartilham. Algum processo anterior a este e que compartilham este processo de colação de grau.

A vida, meu amigos, é um macroprocesso maravilhoso. É bela, é rara e é gostosa. Viver é uma experiência fantástica cujo maior desafio é aprender a gerenciar os processos de nossa própria vida. É aprender a lidar com as pessoas que amamos, com aquelas que não amamos e com a mais difícil de todas, nós mesmos.

Peço que agora não olhem para os lados, para frente ou para trás, mas olhem para dentro [pequena pausa]. O que os trouxeram até aqui? De alguma forma foi a sensação de que, por algum motivo, queriam compartilhar esse momento com as pessoas que ali estão [aponta para os formandos], e, acreditem, somos gratos por isso.

Entre trancos e barrancos vamos passando pelos processos da vida, sorrindo, chorando, amando e odiando, enfim, vivendo, e esses processos nos trouxeram até aqui, e nos levarão além.

Agradecemos do fundo do nosso coração a todos, aos professores pelos ensinamentos e cobranças, aos funcionários pela presteza, aos colegas pelo companheirismo e, aos entes amados, que lá estavam nos melhores e nos pioremos momento, nos ajudando a levantar quando caíamos e nos ajudando a sermos cada vez melhores, dedicamos não só nossa gratidão, mas nosso amor e nosso carinho.

"And more, much more than this, I did it my way"

Obrigado!
Postar um comentário