segunda-feira, 23 de abril de 2012

Erros de MS Windows e MS-Office

Muitas pessoas perguntam o porque de porque o MS-Windows e o MS-Office dão tantos erros. Eu tenho 3 respostas para isso.

A primeira resposta, e muito comum, é porque o computador, o hardware, o equipamento, foi mal dimensionado para rodar todos os programas que se precisa. Assim, fica lento e a probabilidade de erros é maior pelo uso excessivo os recursos de hardware. Como analogia, é como carregar 15000Kg em um caminhão projetado apra 10000Kg. Pode funcionar, mas a chance de se ter problemas é alta.

A segunda resposta, e a mais comum, é o não licenciamento do software. Coloca-se o MS-Windows e o MS-Office com "licença" pirateware e, depois, roda-se um programa "ativador" cuja única função é fazer o MS-Windows e o MS-Office se entenderem como originais. Ou seja, você propositalmente roda um programa feito para fazer seu computador funcionar de forma errada. Um programa feito para fazer um computador funcionar de forma errada tem um nome específico: vírus de computador. Em outras palavras, você mesmo instala um vírus nele. Um vírus cuja procedência você desconhece e não sabe o que mais ele faz. E você fica feliz com isso, pois economizou alguns reais.

A terceira resposta é a que eu dou quando o hardware está bem dimensionado e TODO software instalado é original: eu não sei. Entendam: a Microsoft não libera o código fonte do MS-Windows ou do MS-Office para auditoria da comunidade. Ao não fazer isso, ela impede que os motivos dos erros sejam conhecidos. Isso faz parte da cultura e da estratégia dela. É uma estratégia válida e legal, apesar de impedir as pessoas de saberem o que de fato aocntece em um computador que execute o MS-Window e o MS-Office. A única coisa que de fato sabemos é que um computador bem dimensionado e com TODOS os softwares legalizados dá, sim, menos erros. E MUITO menos erros. Isto é factual. 

Em outras palavras, não investir em estrutura computadocional, adquirindo equipamentos bem dimensionados e com softwares legalizados é um risco ao seu negócio e à segurança dos seus dados.

Se seus dados pessoais ou empresariais não têm valor, tudo bem. Se possuem qualquer valor, é preciso rever sua política em relação à informática.
Postar um comentário